Marcio Périgo
A CAIXA Cultural São Paulo abre no próximo dia 15 de dezembro a exposição “CAOS APARENTE – Obra Gráfica de Marcio Périgo”, rojeto que apresenta a extensa produção de gravuras em metal, desenhos e objetos em madeira do gravador e desenhista Marcio Périgo. A mostra será exibida até o dia 24 de fevereiro de 2013 e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Com a curadoria de Sérgio Pizoli, a exposição mostra a trajetória da série CAOS APARENTE, de gravuras em metal, com 50 obras, selecionadas entre as mais de 80 gravuras iciadas nos anos 70 e editadas até os dias de hoje. Além disso, complementam a exposição: álbum de gravuras em pequena dimensão EM QUALQUER CANTO, 10 desenhos, assinados e finalizados pelo artista e objetos em madeira.

Com requinte, o artista grava a escuridão, onde introduz, de forma magistral, todas as nuances da luz. O crítico Antonio Gonçalves Filho apresenta-o como artista ‘meticuloso, na busca da memória afetiva de um objeto, aparentemente banal’. Entre a paisagem e o objeto, o trabalho gráfico de Marcio Périgo, apropria-se de fronteiras sutis entre o figurativo e o abstrato.

Sua obra é imprescindível para aracterizar a contemporaneidade da gravura brasileira, comprovada por sua participação e premiação em vários eventos gráficos no Brasil e no exterior.

Nascido em São Paulo, em 1949, Marcio Périgo graduou-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares. Penteado, SP onde estudou gravura com Evandro Carlos Jardim. Obteve título de mestre, em 2001 e doutorou-se na área de artes visuais, 2009, no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP). Marcio Périgo tem feito exposições no Brasil e no Exterior desde 1974. Realizou sua primeira exposição individual de desenhos e gravuras no MASP , em 1977. Participou da Mostra Anual de Gravura, em Curitiba/PR, nos anos de 1980, 84, 86 e 88. Em 1985, lançou o álbum ANYWHERE / EM QUALQUER CANTO, com 13 gravuras e prefácio de José Mindlin. Recebeu, em 1988, aolsa Vitae de Artes – projeto Caos Aparente, com exposição individual no Gabinete de Raquel Arnaud. Expôs em Liubliana, Eslovênia na Bienal Internacional de Gravura, 1987/ 89. Em 1991, recebeu o prêmio Aquisição , no 12o Salão Nacional de Artes Plásticas, MAB – Brasília. Realizou exposição individual na Estação Pinacoteca, em São Paulo, no ano de 2005. Suas obras estão expostas nas principais coleções rticulares e museus brasileiros. Atualmente, Marcio Périgo é professor de gravura na Universidade Mackenzie e na UNICAMP

SERVIÇO: Exposição CAOS APARENTE – Obra Gráfica de Marcio Périgo
Abertura para convidados e imprensa: dia 15 de dezembro de 2012, às 11h
Visitação: de 15 de dezembro de 2012 a 24 de fevereiro de 2013
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para
escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Produção: ArteAção
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Mostrando 1–10 de 31 resultados